sexta-feira, 22 de maio de 2009

Qualificação profissional para portadores de deficiência


Programas de estágio para portadores de deficiência contribuem para qualificação e valorizam talentos muitas vezes subestimados

Os estudantes universitários portadores de deficiência que pretendem ingressar no mercado de trabalho contam com novas oportunidades para garantir sua qualificação profissional. Além da legislação brasileira determinar que as empresas com mais de 100 funcionários mantenham uma reserva de vagas entre 2% e 5% para deficientes, muitas empresas de médio e pequeno porte têm adotado programas de estágio voltados a estas pessoas, visando sua inclusão profissional e social.

Esta atitude mostra que, com o passar do tempo, o empresariado brasileiro tem se conscientizado que, apesar de taxadas sob o antigo conceito da "invalidez", estas pessoas com necessidades especiais têm mostrado sua capacidade de desenvolver tarefas e assumir responsabilidades tão bem quanto qualquer outro cidadão considerado "sem deficiência". "Quando falamos dos portadores de deficiência estamos lidando com paradigmas muito antigos. É muito difícil diluir este preconceito que paira sob a condição especial destas pessoas, seja ela uma condição física, mental, visual ou auditiva", ressalta o Coordenador do Programa de Empregabilidade de Pessoas Portadoras de Deficiência do Serasa (Serviço de Proteção ao Crédito), João Batista Ribas.

Nenhum comentário: